notícias e publicações

Temas discutidos na Reunião do CNPC em sinergia com a APEP

16/3/2020

O presidente da APEP, Herbert de Souza Andrade, em 13 de março,  acompanhou a reunião do CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar), em Brasília, que discutiu o Plano Estratégico do Conselho para os próximos três anos.

Na ocasião, Herbert pode observar as discussões dos grupos, que definiram os objetivos específicos do Plano Estratégico e temas que atingem o setor, dentre eles, assuntos como os novos modelos de trabalho, o envelhecimento da população, organizações exponenciais, tecnologia, individualismo e espaço para serviços compartilhados.

Foto da reunião do CNPC
Foto da reunião do CNPC sobre o Plano Estratégico do Conselho os próximos três anos.

O presidente da APEP avaliou a participação da entidade de maneira muito positiva, identificando pontos de convergência entre ambas. “Essa foi uma experiência muita produtiva e relevante. Fiquei impressionado com a maneira de como foram conduzidos os trabalhos e com a importância dos assuntos tratados. Fiquei muito animado com as possibilidades de trabalho. A APEP pode contribuir, e muito com o CNPC, pois muitos dos temas trazidos por esse PE têm sinergia com os temas que compõe a nossa agenda de trabalho para 2020”, disse.

O Plano Estratégico do CNPC está divido em três pilares principais: aperfeiçoamento do arcabouço legal e institucional, fomento da Previdência Complementar e fortalecimento da governança e supervisão.

Além do planejamento estratégico, o CNPC também discutiu e aprovou as mudanças propostas para a Resolução n. 29/2018, que trata os procedimentos contábeis das entidades fechadas de previdência complementar, principalmente no que diz respeito à marcação a mercado dos títulos de renda fixa, e  a aprovação de uma agenda para o trabalho de consolidação e revisão das normas, conforme o Decreto n. 10139/2019.

“Estamos confiantes com Paulo Valle à frente do CNPC, pois está disposto a fazer uma gestão participativa que prevê o diálogo e o envolvimento de todos os agentes do setor”, finaliza Herbert.

leia também