No painel de encerramento do VI Seminário Previdência Complementar em Debate, especialistas e jovens discutiram como inserir as novas gerações no mundo da previdência privada. Com a mediação de Evandro Oliveira, da WTW, Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset Management, Marcela Giusti, Relacionamento Institucional na XP Asset Management, e Vinícius Albernaz, Partner da Vinci Partners, compartilharam visões e estratégias para tornar a previdência privada mais atraente para os jovens.
Os convidados Graziela D’Agosto (32 anos, advogada e empresária) e Kauan Cordeiro Cavalheiro (20 anos, estudante de Ciência da Computação) também trouxeram suas percepções sobre o tema.
Os jovens de hoje tendem a priorizar o consumo imediato, e para eles, poupar para o longo prazo parece uma ideia distante. Os especialistas destacaram que a comunicação e a educação financeira devem ser adaptadas ao público jovem, utilizando influenciadores digitais, aplicativos interativos e opções de gamificação para tornar o planejamento financeiro mais atraente e acessível.
Outro ponto de destaque foi a necessidade de adaptar os produtos financeiros. Em vez de pacotes tradicionais, os palestrantes sugerem a criação de planos mais flexíveis, acessíveis e que ofereçam uma experiência digital completa, onde o jovem possa visualizar o progresso e ter uma sensação de retorno, mesmo que o investimento seja de longo prazo.
O painel concluiu que as empresas podem desempenhar um papel fundamental ao oferecer planos de previdência como parte dos pacotes de benefícios, incentivando os jovens a se familiarizarem com o tema. Mesmo que muitos jovens, como Graziela e Kauan, ainda não invistam em previdência, a criação de planos simplificados e acessíveis pode facilitar o acesso e promover uma nova geração mais consciente financeiramente.
Confira, na íntegra e detalhadamente, toda a cobertura desse painel no vídeo abaixo: