notícias e publicações

Painel de Encerramento / Mesa Redonda – Como inserir os jovens na previdência privada

25/11/2024

Engajando Jovens na Previdência Privada: Desafios e Soluções

No painel de encerramento do VI Seminário Previdência Complementar em Debate, especialistas e jovens discutiram como inserir as novas gerações no mundo da previdência privada. Com a mediação de Evandro Oliveira, da WTW, Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset Management, Marcela Giusti, Relacionamento Institucional na XP Asset Management, e Vinícius Albernaz, Partner da Vinci Partners, compartilharam visões e estratégias para tornar a previdência privada mais atraente para os jovens.

Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset Management, Marcela Giusti, Relacionamento Institucional na XP Asset Management,  Vinícius Albernaz, Partner da Vinci Partners, Evandro Oliveira, da WTW, e os convidados Graziela D’Agosto e Kauan Cordeiro Cavalheiro

Os convidados Graziela D’Agosto (32 anos, advogada e empresária) e Kauan Cordeiro Cavalheiro (20 anos, estudante de Ciência da Computação) também trouxeram suas percepções sobre o tema.

Os jovens de hoje tendem a priorizar o consumo imediato, e para eles, poupar para o longo prazo parece uma ideia distante. Os especialistas destacaram que a comunicação e a educação financeira devem ser adaptadas ao público jovem, utilizando influenciadores digitais, aplicativos interativos e opções de gamificação para tornar o planejamento financeiro mais atraente e acessível.

Outro ponto de destaque foi a necessidade de adaptar os produtos financeiros. Em vez de pacotes tradicionais, os palestrantes sugerem a criação de planos mais flexíveis, acessíveis e que ofereçam uma experiência digital completa, onde o jovem possa visualizar o progresso e ter uma sensação de retorno, mesmo que o investimento seja de longo prazo.

O painel concluiu que as empresas podem desempenhar um papel fundamental ao oferecer planos de previdência como parte dos pacotes de benefícios, incentivando os jovens a se familiarizarem com o tema. Mesmo que muitos jovens, como Graziela e Kauan, ainda não invistam em previdência, a criação de planos simplificados e acessíveis pode facilitar o acesso e promover uma nova geração mais consciente financeiramente.

Confira, na íntegra e detalhadamente, toda a cobertura desse painel no vídeo abaixo:

Saiba mais sobre os demais painéis do Seminário

leia também