notícias e publicações

APEP em Brasília: Reforçando diálogo e o futuro da Previdência Complementar

6/2/2026

A Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado (APEP) realizou ontem, 5 de fevereiro, uma série de importantes visitas institucionais em Brasília. A comitiva da APEP, liderada por seu recém-empossado presidente, Arthur Pires, esteve com o Diretor-Superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Dr. Ricardo Pena Pinheiro, que estava acompanhado por Guilherme Capriata Vaccaro Campelo Bezerra, Alcinei Cardoso Rodrigues, Christian Aggensteiner Catunda e o chefe de gabinete Almir dos Santos Nolêto Filho. No Ministério da Previdência Social, a reunião foi com o Dr. Paulo Roberto dos Santos Pinto, o Sr. Narlon Gutierre Nogueira e o chefe de gabinete Luiz Eduardo Gomes da Silva.

Herbert de Souza (APEP), Reginaldo Camilo (APEP), José Edson da Cunha (AEP), Antônio Gazzoni (APEP), Guilherme Capriata Vaccaro Campelo Bezerra (Previc), Almir dos Santos Nolêto Filho (Previc), Arthur Pires (APEP), Dr. Ricardo Pena (Previc), Alcinei Cardoso Rodrigues (Previc) e Christian Aggensteiner Catunda (Previc)

Reginaldo Camilo (APEP), José Edson da Cunha (AEP), Arthur Pires (APEP), Dr. Roberto dos Santos Pinto (Ministério da Previdência), Herbert de Souza (APEP), Antônio Gazzoni (APEP), Luiz Eduardo Gomes da Silva (Ministério da Previdência) e Narlon Gutierre Nogueira (Ministério da Previdência)

O principal objetivo desses encontros foi apresentar formalmente a nova liderança da APEP e detalhar a agenda institucional estratégica que guiará suas ações nos próximos anos, reiterando o compromisso da associação com o fortalecimento do sistema de previdência complementar fechada.

Diálogo Estratégico com PREVIC e Ministério da Previdência Social

Durante as reuniões, o presidente Arthur Pires reforçou a representatividade da APEP como voz dos patrocinadores das entidades de previdência complementar fechada do segmento privado, sublinhando o papel da Associação no fortalecimento e crescimento sustentável de todo o Regime de Previdência Complementar. Nesses encontros, a comitiva da APEP detalhou os princípios e macro-objetivos que guiam as suas ações.

Entre esses macro-objetivos estão a defesa dos interesses dos patrocinadores e fundos de pensão, garantindo segurança jurídica e sustentabilidade do sistema; a proteção e orientação dos patrocinadores para maior eficiência e aderência às melhores práticas; o fomento à participação de patrocinadores privados nos planos oferecidos pelas EFPC, visando expandir a cobertura social e aprimorar a qualidade de vida em uma sociedade cada vez mais longeva; e a defesa de agendas junto aos órgãos públicos para modernização e simplificação regulatória.

Um ponto de destaque nos encontros com a PREVIC e o Ministério da Previdência Social foi a abertura para a colaboração construtiva. A APEP demonstrou total receptividade aos temas e inputs trazidos pelos representantes de ambas as instituições, assegurando que essas perspectivas serão cuidadosamente consideradas e, quando pertinentes, incorporadas à agenda de trabalho da associação, fortalecendo ainda mais as ações conjuntas em prol do setor.

Agenda Institucional: Foco na Modernização e Sustentabilidade

A agenda institucional da APEP, apresentada aos interlocutores, reflete os principais desafios e oportunidades que se apresentam ao setor, com foco claro em modernização e sustentabilidade. Nesse sentido, a APEP destacou a busca pela legitimidade de sua representatividade em conselhos-chave como o CNPC e CRPC, além do apoio institucional para a revisão do Decreto nº 4.942/2003, visando modernizar o regime sancionador e elevar a segurança jurídica. A participação ativa na atualização da Resolução CNPC nº 30/2018 para maior estabilidade e segurança para participantes e patrocinadores também foi salientada.

Outros pontos cruciais incluem a simplificação regulatória baseada na segmentação das EFPC, a fim de promover maior eficiência para as entidades e órgãos de supervisão, incentivando o fomento. A associação também enfatizou o estímulo ao sistema fechado de previdência complementar por meio da sugestão de novos produtos, simplificação regulatória e incentivo à permanência e ingresso de novos patrocinadores, além da importante incorporação de critérios ASG (Ambiental, Social e Governança), reforçando o papel social dos patrocinadores.

Em todas as ocasiões, a APEP expressou sua total disposição para um diálogo contínuo e uma colaboração construtiva, essenciais para a construção de um sistema cada vez mais seguro e eficiente.

Reunião do COFOM

Adicionalmente às visitas de alto nível, os representantes da APEP, Herbert de Souza e Fernando Antônio Pimentel de Melo, participaram da reunião do COFOM, reiterando a presença ativa e engajada da associação nos principais fóruns de discussão do setor.

Representantes presentes nas reuniões

Os representantes da APEP que estiveram presentes nas reuniões:

A APEP reafirma seu papel estratégico e seu compromisso inabalável com a segurança jurídica e a sustentabilidade patrimonial do sistema de previdência complementar, sempre buscando a manutenção e ampliação da proteção social dos participantes e o fortalecimento do segmento fechado no Brasil.

leia também