notícias e publicações

Horizontes APEP | Desafios e Perspectivas para o Segmento de Previdência Complementar

18/12/2020

Na última terça-feira, 15 de dezembro, a APEP realizou seu último webinar de 2020, da série Horizontes APEP, com o tema ”Os Desafios e Perspectivas para o segmento de previdência complementar”.

O encontro foi mediado por Antônio Fernando Gazzoni, Conselheiro Consultivo da APEP, e contou com a apresentação de Paulo Valle, Subsecretário do Regime de Previdência Complementar do Ministério da Economia, que abordou as principais ações do Conselho Nacional de Previdência Complementar - CNPC em 2020 e seu planejamento estratégico, além das ações, resoluções e diretrizes.

Sobre o planejamento estratégico do CNPC, Paulo Valle reforçou que o objetivo é incentivar a previdência complementar a todo trabalhador desde o 1º emprego, tendo como pilares: o fomento da previdência complementar e o fortalecimento da governança e supervisão.

Esses pilares incluem ações como a criação de produtos e soluções; a facilitação de investimentos em tecnologia para fortalecimento da educação financeira; o incentivo à poupança de longo prazo; a profissionalização e gestão das entidades; a harmonização entre as entidades abertas e fechadas; e a garantia da autonomia do órgão de supervisão.

Como pontos de perspectiva, Paulo citou a questão do Plano Família, o qual, além de fomentar o crescimento do setor, poderá reforçar a função primordial do segmento em ser um orientador do participante para que ele obtenha uma aposentadoria segura.

Durante o webinar, Gazzoni, em suas colocações, ressaltou que a educação financeira é um dos elementos importantes para impulsionar o segmento. Valle acrescentou que a educação financeira é um assunto que deve estar no DNA das entidades de previdência complementar.

Ainda para 2021, Valle ponderou que devem ocorrer estímulos a desenhos inovadores de planos previdenciários, estabelecimento de políticas públicas ao desenvolvimento do mercado de renda e a popularização da previdência complementar.

“Vemos o setor com muito otimismo, pois o brasileiro está mais consciente de que é importante poupar para o futuro e para isso precisamos responder com um produto cada vez mais ágil, simples e seguro”, disse Paulo Valle.

“Temos oportunidades para avançar com essa mudança no comportamento e isso nos incentiva a crescer”, completou Gazzoni.

Se você não teve a oportunidade de assistir ao evento online, pode assistir à integra da gravação do webinar aqui nesta página.

leia também