notícias e publicações

1º Webinar da APEP discute práticas e perspectivas diante dos desafios trazidos pela pandemia global

1/6/2020

A APEP realizou junto a seus associados o seu primeiro Webinar para tratar de como as entidades de previdência complementar estão lidando diariamente com o cenário trazido pela Covid19, bem como com relação às perspectivas do setor quanto ao contexto pós-pandemia, o que já está sendo nomeado como “novo normal”.

Tendo como moderador o presidente da APEP, Herbert de Souza Andrade, o encontro tratou de três grandes temas: Governança, Investimentos e Relacionamento com o participante, no qual comandaram as discussões os membros da diretoria da APEP, respectivamente, Milton Antelo, diretor-presidente da Fundação Promon, Antonio D’Aguiar, Diretor da Basf Previdência  e Marcelo Bispo.

“O evento foi ótimo, gostei bastante das abordagens e das discussões, e acho que vai estimular novas conversas no futuro. A participação de todos é sinal de prestígio. Que as discussões e insights possam ajudar no dia a dia de todos”, disse Herbert.

Perguntas é o que todos temos, mas algumas delas só serão respondidas quando a pandemia acabar. Enquanto isso, a APEP segue por aqui, ao lado de suas associadas! Confira algumas discussões do evento:

Governança

Milton comentou sobre a operação da Fundação Promon de Previdência Social, que está 100% em home office graças ao aparato tecnológico que já dispunham antes da quarentena.

“A equipe já tinha ferramental adequado e não tivemos problemas operacionais. Temos reuniões diárias, estamos utilizando as ferramentas online e a certificação digital das assinaturas e a experiência tem sido bastante boa”, comentou.

Os participantes do Webinar comentaram que também adotaram o home office para dar continuidade aos trabalhos e observaram estratégias adotadas por outros países.

Para o futuro já se cogita a possibilidade de rever espaços físicos, manter o home office e com isso ganhar mais em produtividade, além de manter as reuniões virtuais, o que reduziria gastos com viagens. Por outro lado, há de se pensar em como será a capacitação das equipes e como manter o relacionamento entre líder e funcionários de forma mais próxima.

Investimentos

“É um momento de observar. Muita gente está preocupada com a rentabilidade dos fundos. Por isso é importante olhar, monitorar e ter cautela”, comentou Antônio em sua explanação.

Março historicamente foi o pior mês para muitas empresas de previdência complementar com performances negativas que exigiu das empresas um esforço para esclarecer os questionamentos dos participantes. Essa transparência seguiu com a melhora dos números em abril e a segurança em confiar em como as empresas estavam lidando com a situação.

Relacionamento com o participante

Marcelo reforçou o quanto é necessário e obrigatório a comunicação que as empresas têm adotado junto aos participantes, inclusive citou o Webinar como um ótimo instrumento que já quebrou paradigmas com um novo formato para tratar de discussões pertinentes ao setor.

Os participantes do encontro relataram como estão se comunicando com os participantes, seja aumentando a quantidade de comunicados, reforçando os canais de atendimento e relacionamento ou até mesmo se colocando à disposição para ajudar quem tem dificuldade em utilizar as tecnologias disponíveis para encontrar as informações disponibilizadas pelas empresas.

Gostou dos temas abordados? O conteúdo do Webinar está disponível abaixo, na íntegra:

leia também