notícias e publicações

Webinar Horizontes APEP traz as oportunidades no Mercado de Crédito Privado

10/5/2022

A 2ª edição de 2022 da série Webinars Horizontes da APEP, que aconteceu em 27 de abril, contou com profissionais renomados e com vasta experiência em investimentos para falar sobre o cenário econômico de 2022 e as oportunidades em crédito privado para os portfólios dos fundos de pensão.

A moderação do encontro foi de Alexandre Pereira Santana (BASF Previdência).

Marcelo Toledo (Bradesco Asset Management) comentou o cenário econômico com destaque para o fenômeno global da inflação e seus reflexos (aperto de juros e final do ciclo Selic), além das perspectivas para 2023 (desaceleração do PIB e inflação mais próxima do teto).

Acrescentou ainda como as crises simultâneas (pandemia, guerras e Petróleo) contribuíram para esse cenário e mostrou gráficos com a inflação ao longo dos últimos anos nos países avançados.

“O ajuste monetário no mundo não acabou, inflação que não cai no curto prazo, uma desaceleração grande de atividade no mundo e riscos que não poderemos esquecer. O que estamos vivendo na Europa vai condicionar as decisões do Banco Europeu e para um Euro fraco”, comentou durante o seminário.

Fausto Silva Filho (XP Asset) e Roberto Kropp (Daycoval Asset) comentaram sobre “Crédito privado no asset allocation das EFPCs”. Eles acrescentaram informações relevantes sobre o mercado, como por exemplo, o crescimento de debêntures a partir de 2016 e aumento constante, mostrando uma mudança clara do que era antes, além dos prazos médios de repactuação.

O seminário contou ainda com a apresentação dos produtos das assets participantes.

Caso não tenha conseguido acompanhar o encontro, é possível assistir agora, aqui mesmo nesta página.

leia também