notícias e publicações

Grupo “Governança” do Squad Boas Práticas trouxe debate sobre segmentação do setor fechado

9/3/2021

A Squad Week APEP, ocorrida entre 30 de novembro e 8 de dezembro, dedicou em um dos grupos de trabalho, o de Boas Práticas, estudos e debates relacionados ao tema Governança.

Esse grupo apresentou suas contribuições que foram resultado das discussões realizadas ao longo do processo de trabalho da equipe envolvida.

A breve apresentação, que não quer se posicionar como algo consolidado de envio aos órgãos reguladores, foi uma provocação e reflexão no sentido de orientar novos subsídios para melhorar o segmento de previdência complementar, conforme apresentou Milton Antelo, diretor da APEP e da Fundação Promon de Previdência Social.

Milton comentou sobre a segmentação do sistema fechado, que tem uma grande quantidade de Entidades de tamanho e riscos diferentes, passíveis de segmentação adicional.

Ele citou ainda uma pesquisa realizada pela entidade, que levantou as principais dores do setor: aspectos relacionados à tributação, certificação de dirigentes e tratamento equitativo aos fundos de pensão em função das suas características. Temas que poderiam ser mais bem encaminhados se houvesse uma proposta de segmentação.

Mas, como definir os parâmetros de uma segmentação? Milton comentou que poderia ser feito em função do patrimônio, número de participantes ou planos administrados. O principal objetivo seria a redução de custos e de burocracia, além de ter uma atuação regulatória com mais foco.

“Eventos como esse não são conclusivos, mas tem um valor muito grande de agregar os interesses e encaminhar propostas para os órgãos reguladores”, comentou Milton sobre a live do grupo de Governança, e concluiu “Agora, os temas analisados serão aprofundados e priorizados para apresentação futura aos órgãos reguladores.”

Nas próximas semanas traremos também alguns destaques sobre os outros temas abordados na Squad Week.

Assista à apresentação na íntegra.

Sobre a Squad Week

A APEP promoveu de 30/11 a 8/12 lives dedicadas à apresentação dos trabalhos realizados pelos Squads APEP. Os temas abordaram inovação e boas práticas para governança, relacionamento com o participante, investimentos, custos, novas formas de trabalho, campo de atuação dos fundos de pensão e marketing.

leia também