Ícone "Página inicial"
Página principal
Imagem de um calendário com post-its colados.

Retrospectiva APEP 2022

Ícone "Editoria"
Aconteceu
Ícone "Autor"
Equipe APEP
Ícone do "Tempo de leitura"
5
min.

No ano de 2022 tivemos um ciclo muito positivo para a APEP. Pudemos, ao longo desse ano usufruir todas as oportunidades que surgiram, além da possibilidade de defender os interesses das nossas associadas e contribuir com o fomento da previdência complementar, sendo um instrumento importante para o crescimento do País, tanto economicamente, quanto socialmente.

Demos continuidade ao aprimoramento dos processos de comunicação e relacionamento com as associadas e o governo, trabalhando ao longo do ano, a interlocução com os dirigentes dos órgãos governamentais. Já no âmbito da instituição, demos ênfase aos objetivos para o estímulo do crescimento e manutenção das associadas.

Ao decorrer do ano atuamos de forma estratégica com os órgãos regulador e fiscalizador para a obtenção de um sistema de previdência complementar fechado mais equânime e continuamos com o propósito de sermos um fórum de discussão de temas relevantes para o mercado da previdência complementar.

Confira a seguir o trabalho desenvolvido ao longo dos meses de 2022

Março

Nosso Squad de Investimentos promoveu a 1ª edição de 2022 da série Webinar Horizontes APEP. No evento on-line, que contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, nossa associada Blackrock mostrou as vantagens e como os BDRs de ETFs podem ajudar fundos de pensão a investirem no exterior.

Abril

Tivemos vários acontecimentos importantes, a começar pelo 1º Seminário dos Fundos de Pensão e Patrocinadores. O evento, no formato on-line, reuniu cerca de 250 pessoas e contou com a presença de importantes autoridades; como Lucio Capeletto, então Secretário Executivo da PREVIC e Narlon Gutierre Nogueira, então Subsecretário da Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência.

Além de discussões relevantes, como o que o CNPC e a PREVIC têm realizado para o segmento e os principais desafios para 2022, nosso Squad de Boas Práticas apresentou a proposta de segmentação das EFPC “não ESI”, abrindo um canal de comunicação com a PREVIC e CNPC para avançar com os trabalhos propostos.

Também houve um debate interessante sobre as expectativas dos patrocinadores em relação ao sistema fechado, conduzido por nossos conselheiros consultivos Antonio Gazzoni e Felinto Sernache.

Ainda em abril, nosso Squad de Investimentos promoveu o webinar Mercado de Crédito Privado, no formato on-line, com a participação de 60 pessoas. O evento trouxe profissionais renomados e com vasta experiência em investimentos para falar sobre o cenário econômico de 2022 e as oportunidades em crédito privado para os portfólios dos fundos de pensão.

Foi também nesse mês que fizemos três importantes lançamentos: o do Squad Tático, para desenvolver temas mais urgentes com prazos definidos; a newsletter Conexão APEP, para aprimorar os nossos processos de comunicação e reforçar o relacionamento e o diálogo com as nossas associadas; e o Programa Member get member, para estimular o crescimento da nossa rede de associadas (o Programa consiste em conceder 10% de desconto para a associada que indicar uma entidade que ainda não faça parte do nosso quadro de associadas).

Fechando o mês de abril, realizamos a 55ª AGO - Assembleia Geral Ordinária da APEP, ainda no formato on-line, para: divulgação do balanço e demonstrações de contas do exercício, principais conquistas de 2021 e desafios para o ano de 2022.

Maio

Demos as boas-vindas à CP Prev – Sociedade de Previdência Privada e a Previ Bayer que passaram a integrar nosso quadro de associadas.

Junho

Foi a vez de darmos as boas-vindas à nossa nova associada Syngenta Previ - Sociedade de Previdência Privada.

Julho

Nossos dirigentes Herbert de Souza Andrade e Marcia Fernandes Kopelman, e Antonio Gazzoni, nosso conselheiro consultivo, estiveram em uma audiência específica com a PREVIC para apresentar as conclusões da proposta de segmentação das EFPC “não ESI” para diferenciação na aplicação da legislação. A apresentação foi bem recebida pela PREVIC, que recomendou a continuidade das análises que devem fundamentar uma proposta oficial sobre o tema.

Dentre as reflexões surgidas ao longo da conversa, a PREVIC demonstrou interesse na atualização dos dados de uma pesquisa que aplicamos em 2020, cujos resultados foram utilizados para argumentar o projeto de segmentação.

Agosto

Aplicamos novamente uma pesquisa, a pedido da PREVIC para confirmar a relevância dos temas que mapeamos em 2020 e para coleta de novos elementos que subsidiem o projeto de segmentação das EFPC “não ESI”, que estamos desenvolvendo. Publicamos o resultado dessa pesquisa na terceira edição da nossa newsletter Conexão APEP.

Também nesse mês, tivemos mais dois importantes acontecimentos. A designação de Reginaldo José Camilo, diretor-presidente da Fundação Itaú-Unibanco e então diretor da APEP, como membro suplemente no CNPC; e o encaminhamento à PREVIC de sugestões para aprimorar a proposta de resolução (Resolução CNPC nº 50/2022) que passaria a regular os institutos do benefício proporcional diferido, da portabilidade, do resgate e do autopatrocínio. As sugestões foram compiladas a partir dos comentários que coletamos com nossas associadas, durante o período em que a proposta ficou em audiência pública.

Setembro

Nosso Squad de Investimentos promoveu a 1ª edição presencial, pós-pandemia, do Horizontes APEP, ao lado dos parceiros BlackRock, ARX Investimentos, Capitânia Investimentos e Aditus Consultoria. O evento trouxe profissionais especializados e de referência no mercado para conversar sobre o cenário econômico internacional e doméstico, renda variável internacional, crédito privado e IN PREVIC nº 42/2021.

Outubro

Realizamos a 1ª reunião do nosso Squad Tático para discutir o objetivo desse Squad, a agenda normativa e temas de interesse de seus membros.

Foi também nesse mês que recebemos a nossa nova associada UnileverPrev Sociedade de Previdência Privada.

Novembro

Nosso Squad de Investimentos promoveu o webinar Políticas de Investimentos 2023: Desafios e Oportunidades, última edição de 2022 dos webinars Horizontes APEP, trazendo importantes insumos para as entidades fechadas de previdência complementar considerarem em suas Políticas de Investimentos de 2023.

Os palestrantes do primeiro bloco do evento foram:  Apolônio Sales, sócio da “Copa Investimentos”, que falou sobre Investimento Florestal, suas vantagens e características; e Ricardo Fernandez, sócio e fundador da Signal Capital, que trouxe explicações sobre o Fundo de Fundos, descrevendo sua estrutura, características e benefícios.

O segundo bloco do evento foi marcado pela macro política de investimentos e pela IN PREVIC nº 42/2021, em que foram convidados Francisca Brasileiro, sócia e diretora do Investment Solution da Tag Investimento e Roni Almeida, consultor da i9Advisory.

Ainda em novembro, o nosso Squad Tático encaminhou ao CNPC, por meio do Sr. Reginaldo José Camilo, um de nossos diretores e nosso representante no órgão regulador, sugestões sobre temas muito relevantes, como CNPJ por Plano, Auditoria Interna e IN PREVIC nº 42/2021.

Também foi durante o mesmo período que aumentamos a nossa rede de parceiros estratégicos, estabelecendo parceria com o Grupo Criarq, especializado em gestão de documentos físicos e digitais.

Dezembro

Para fechar 2022, reunimos presencialmente nossas associadas em nossa última Assembleia Geral do ano, para tratar da eleição dos membros dos nossos órgãos de Governança para o triênio 2023-2025, adequações em nosso Estatuto, proposta orçamentária da nossa diretoria para o exercício de 2023 e as novas regras de cobrança da anuidade das nossas associadas.

Em relação à eleição dos membros dos nossos órgãos administrativos, a Assembleia, que é o nosso órgão deliberativo máximo, definiu a recondução de alguns membros da diretoria e indicou outros três novos diretores. Publicamos na terceira edição da nossa newsletter Conexão APEP, a nova composição da nossa Diretoria e do nosso Conselho Consultivo. Confira!

Ícone "Todas as edições"
Todas as edições
Ícone "Página inicial"
Página principal