Ícone "Página inicial"
Página principal
Diversos blocos de madeira com ícones gravados sobre eles

Giro pelo setor neste último quadrimestre de 2025

Ícone "Editoria"
Setorial
Ícone "Autor"
Equipe APEP
Ícone do "Tempo de leitura"
2
min.

Notícias sobre a PREVIC

PREVIC anuncia migração dos sistemas CadPrevic e CAND para nova plataforma em 2026

Em 4/12, a PREVIC realizou videoconferência para apresentar a migração dos sistemas CadPrevic e CAND, operados pela Dataprev, para um novo sistema de cadastro desenvolvido internamente pela Autarquia. A transição ocorrerá em 1º de janeiro de 2026 e promete maior flexibilidade e agilidade para melhorias futuras.

Também detalhou o projeto de automação e unificação dos requerimentos de licenciamento no portal gov.br.

PREVIC publica nova planificação contábil para as EFPC, válida a partir de janeiro de 2026

A Portaria PREVIC nº 1071/2025 atualiza os anexos contábeis da Resolução 23/2023 e entra em vigor em janeiro de 2026. O objetivo é reforçar a qualidade, a transparência e a uniformidade das informações contábeis, corrigindo omissões e alinhando a norma às práticas atuais, como CVM 175 e CMN 5202.

A Portaria nº 258/2025 será revogada com a adoção do novo conjunto de anexos.

Aprovado primeiro plano instituído com inscrição automática

A Diretoria de Licenciamento da PREVIC aprovou alterações no Plano Setorial de Previdência Cooperativa, administrado pela Quanta, autorizando a inscrição automática conforme a Resolução CNPC 63/2024.

O modelo amplia o acesso à previdência complementar e mantém o direito de saída. O ciclo de aprovação inclui campanha prévia obrigatória e prazo de reversão de adesão em até 120 dias.

PREVIC retoma agenda de fomento e reativa COFOM

A Autarquia reativou a Comissão de Fomento da Previdência Complementar Fechada (COFOM) e iniciou o processo para consolidar propostas de desenvolvimento do setor.

As subcomissões enviarão contribuições para a construção de um relatório final de ações de fomento, reforçando que o tema volta a ser prioridade institucional.

Agenda Regulatória reforça integridade e prevenção na PREVIC

No Dia Internacional contra a Corrupção (9/12), a PREVIC destacou o papel da Agenda Regulatória como um dos principais instrumentos de integridade, transparência e gestão preventiva dentro da Autarquia. Mais que um calendário normativo, a Agenda funciona como mecanismo estruturante de governança, reduzindo riscos, prevenindo interferências indevidas e garantindo previsibilidade às ações regulatórias do setor.

Para o corregedor Leandro Ferreira, a ferramenta garante que “a atuação da PREVIC seja conduzida pelas demandas da sociedade, sem desviar da finalidade pública”. A iniciativa se integra ao Programa de Integridade da PREVIC. Segundo Almir Nolêto, responsável pelo programa, ele funciona como “um alicerce da instituição, fortalecendo políticas de integridade e promovendo uma cultura organizacional de transparência e responsabilidade”.

O conjunto dessas ações reforça que a Autarquia vem tratando com prioridade temas estruturais como governança, integridade e proteção social, elementos essenciais para um ambiente seguro e confiável na previdência complementar fechada.

Notícias sobre o CNPC

CNPC aprova regras para reforçar segurança jurídica na atualização de benefícios e define Agenda Regulatória 2026

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) aprovou por unanimidade, em 8/12, alterações na Resolução CNPC nº 40/2021, que trata das normas procedimentais para estatutos, regulamentos e convênios de adesão das EFPC. O objetivo é fortalecer a segurança jurídica na aplicação dos critérios de atualização de benefícios, especialmente quando são adotados índices de preços.

A nova norma permitirá que a PREVIC publique, por regulamento próprio, uma lista de índices aderentes, capazes de refletir de forma adequada a variação de preços de produtos e serviços consumidos pela população — medida considerada importante para dar previsibilidade e estabilidade ao sistema.

A proposta, elaborada pela PREVIC, passou por processo de Consulta Pública conduzido pela Secretaria de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência, ampliando a participação do setor e garantindo transparência.

A reunião foi presidida pelo Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que destacou a relevância dos colegiados: “Os conselhos da Previdência Social são instâncias fundamentais para a condução das políticas previdenciárias do país.”

Quanto à Resolução CNPC nº 50/2022, houve pedido de vistas pela ANAPAR, e o tema retornará à pauta em 2026.

Agenda Regulatória 2026 aprovada

O CNPC também aprovou o Calendário de Reuniões e a Agenda Regulatória para 2026, que terá como foco a continuidade das discussões sobre os procedimentos e critérios para apuração e tratamento dos resultados dos planos de benefícios — atualmente regidos pela Resolução CNPC nº 30/2018.

Frente Parlamentar reforça apoio ao fortalecimento das EFPC

A Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das EFPC realizou, em 1º de dezembro, seu terceiro encontro regional, desta vez na ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. As reuniões anteriores aconteceram em Belo Horizonte – MG ,e Curitiba – PR e Brasília - DF.

O diretor-superintendente da PREVIC, Ricardo Pena, destacou a solidez do sistema, a governança eficaz e o papel do setor como alternativa segura, inclusive diante de episódios recentes do mercado financeiro.

São Paulo concentra 96 EFPC, 734 planos, 1,1 milhão de pessoas e R$ 320 bilhões em reservas.

Herbert de Souza Andrade, presidente da APEP, que também participou desse encontro, valorizou a relevância dessa iniciativa. “Esses encontros têm sido importantes para a disseminação do conhecimento e para a geração de confiança sobre o nosso setor, essencial para a economia nacional e ainda mais sustentável quanto ao seu aspecto social”, afirmou Herbert.

Ícone "Todas as edições"
Todas as edições
Ícone "Página inicial"
Página principal