Ícone "Página inicial"
Página principal
Duas mulheres fazendo desenho em um painel de vidro.

Conheça o que a APEP organizou para você no primeiro quadrimestre de 2022

Ícone "Editoria"
Aconteceu
Ícone "Autor"
Equipe APEP
Ícone do "Tempo de leitura"
3
min.

Conheça o que a APEP organizou para você no primeiro quadrimestre de 2022. Se você perdeu algo, mas tem interesse em consultar a gravação ou o material utilizado, acesse www.nova-apep.org

Webinar Horizontes APEP | 9 de março

Com a participação de 67 pessoas, o evento teve a participação da Blackock e procurou discorrer sobre as vantagens e mostrar como os BDRs de ETFs podem ajudar fundos de pensão a investir no exterior.

BASF Previdência

A BASF Previdência, uma das associadas da APEP, promoveu em 30 de março um bate-papo, com participação aberta ao público em geral, sobre como semear hoje, utilizando o benefício de previdência, para ter um futuro leve e seguro. O bate-papo contou com a participação de Antonio D’Aguiar, da BASF Previdência, Marisa Bravi da MSB Eventos e Cerimonial e Lucas Nóbrega, da Fundação Libertas.

1º Seminário dos Fundos de Pensão e Patrocinadores

Evento promovido em 8 de abril, contou com a participação de 243 pessoas e teve importantes autoridades como palestrantes, como Lucio Capeletto da PREVIC e Narlon Gutierre Nogueira da Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência. O evento possibilitou discussões importantes, como: o que o CNPC e Previc tem realizado para o segmento e quais os principais desafios.

Na ocasião, o Squad de Governança apresentou a proposta de segmentação das EFPC “não ESI”, abrindo um canal de comunicação com a Previc e CNPC para avançar com os trabalhos propostos.

Também houve debate interessante sobre as expectativas dos patrocinadores em relação ao sistema fechado, conduzido pelos membros do conselho consultivo da APEP, Antonio Gazzoni e Felinto Sernache, este último relatou a importância das entidades em estarem aderentes ao sistema de responsabilidades ASG (Ambiental, Social e Governança).

Webinar Horizontes APEP | 27 de abril

Sobre o tema Mercado de Crédito Privado, contou com a participação de 60 pessoas.

O evento contou com palestras de profissionais renomados e com vasta experiência em investimentos para falar sobre o cenário econômico de 2022 e as oportunidades em crédito privado para os portfolios dos fundos de pensão.

55ª AGO - Assembleia Geral Ordinária da APEP

Aos associados para divulgação do balanço e demonstrações de contas do exercício, principais conquistas e desafios para o ano de 2022.

Retrospectiva APEP 2021

O ano de 2021 foi intenso e desafiador para todos, mas as nossas associadas seguiram cumprindo com sua missão de prover aos seus participantes meios para construírem uma reserva financeira de longo prazo que lhes permitam ter um pós-carreira mais tranquilo.

Para a APEP, não foi diferente, seguimos reforçando a nossa missão de contribuir para expandir, aprimorar e fortalecer as nossas associadas, bem como consolidar as melhores práticas dos patrocinadores para aperfeiçoar e revigorar os benefícios de previdência complementar por eles oferecidos aos seus empregados. Nesse sentido, procuramos aperfeiçoar, os nossos processos de comunicação, reforçando o relacionamento e o diálogo com nossas associadas e o segmento no qual estamos inseridos.

Em 2022, daremos continuidade aos trabalhos iniciados para defender os interesses de nossas associadas e dar suporte ao desenvolvimento do nosso setor.

Agora, convidamos você a conhecer o trabalho que fizemos em 2021.

Fevereiro: aplicamos uma pesquisa de opinião sobre a proposta de Resolução do CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar), que tratava da possibilidade de resgate parcial das contribuições feitas aos planos de benefício do tipo CD (contribuição definida) ou CV (contribuição variável) e seus critérios.

Março: promovemos o Webinar Horizontes APEP sobre os princípios ESG.

Abril: promovemos o Webinar Horizontes APEP sobre as Perspectivas para 2021 e realizamos a nossa Assembleia Geral de 2021.

Maio: Formalizamos o nosso apoio à Minuta do Projeto de Lei do IMK – Iniciativa de Mercado de Capitais, que altera as Leis Complementares 108 e 109 de 2001.

Junho: lançamos o Comparativo de Resultados de Investimento e Alocação dos planos de previdência das associadas.

Julho: fomos aceitos no seleto grupo de apoiadores globais do PRI (Principles for Responsible Investment), o que caracterizou o reconhecimento do nosso compromisso com os objetivos e princípios do PRI.

Recebemos em nosso quadro de associadas a EnergisaPrev – Fundação Energisa de Previdência e a Blackrock Brasil Gestora de Investimentos.

Agosto: iniciamos as nossas parcerias estratégias. Em agosto foram duas: Inside Pensions, uma consultoria especializada em governança, investimento, gestão e estratégia para EFPCs; e Loud and Clear/PREV, uma consultoria que integra marketing digital, gestão de pessoas e comunicação.

Ainda em agosto: encaminhamos uma carta ao então Deputado Federal Celso Sabino de Oliveira, solicitando o acolhimento da proposta de Emenda nº 118, ao texto do Projeto de Lei nº 2.337/21, que estava sob a análise e relatoria dele; e promovemos um Webinar Horizontes APEP para apresentar um Raio X do sistema fechado de previdência complementar, com os executivos da Inside Pensions.

Outubro: aplicamos uma pesquisa para conhecer o nível de satisfação das associadas com os serviços e softwares contratados de terceiros para a gestão previdenciária.

Novembro: estabelecemos mais uma parceria estratégica para as nossas associadas. Desta vez foi com a Quantum, empresa especializada em prover informações sobre ativos de investimento por meio de plataformas de fácil utilização.

Dezembro: fechando 2021, realizamos a última Assembleia Geral do ano.

Ícone "Todas as edições"
Todas as edições
Ícone "Página inicial"
Página principal