O papel dos fundos de pensão na construção de um futuro sustentável

Sobre o Seminário

15/JUNHO
Estanplaza Funchal
Rua Funchal nº 281
São Paulo | SP
Evento presencial
Créditos no PEC ICSS:
4 pontos
Faltam...
--
dias
--
horas
--
minutos
--
segundos
...para você ver e discutir as últimas tendências e desenvolvimentos no setor de previdência complementar fechada com um time de feras!
INSCREVA-SE

O Seminário dos Fundos de Pensão e Patrocinadores Privados está se consolidando como referência de fomento para o segmento da previdência complementar fechada e já faz parte do calendário de eventos da APEP e de suas associadas.

Na programação da segunda edição desse Seminário há temas permeando os desafios regulatórios, mostrando a visão dos patrocinadores sobre a importância da previdência complementar no contexto empresarial, apresentando investimentos responsáveis e muitos outros.

Esse Seminário será uma oportunidade excelente para discutir as últimas tendências e desenvolvimentos no setor de previdência complementar, além de reunir gestores, especialistas e autoridades do governo para compartilhar conhecimento, experiência e melhores práticas.

Um ambiente propício para gerar novos negócios, networking e fortalecer relacionamentos entre as diferentes entidades do setor.

Sustentabilidade

As emissões de CO2 deste evento serão mitigadas com o apoio do Projeto Plantar, que organiza uma teia de plantio de árvores nativas em áreas degradadas ou de alta fragilidade ambiental.

Cada participante do Seminário terá uma árvore plantada em seu nome e receberá um QR code para acompanhar o seu desenvolvimento desde o momento do plantio.

O Certificado Verde (pessoa jurídica) comprova um sequestro de carbono de 37,7 ton/CO2 e cada Certidão Verde (pessoa física) comprova um sequestro de carbono de 188,5 Kg/CO2, ambos em um período de 20 anos.

Dicas e informações úteis

Deixamos aqui algumas informações e dicas para você aproveitar o evento da melhor maneira possível:

1. A participação no evento contará com 4 pontos de crédito no PEC ICSS. Para que esse crédito seja devidamente contabilizado, preencha corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assista a todos os painéis do Seminário.

2. O almoço está incluído no valor da inscrição e será servido no próprio hotel onde será realizado o evento, em local reservado e separado dos hóspedes.

3. Ao chegar no lobby do hotel, dirija-se ao mezanino, cujo acesso pode ser feito por meio de escadas ou elevadores, e faça seu credenciamento.

4. Considere a melhor opção de transporte para chegar ao hotel sem contratempos. Verifique previamente as rotas e o trânsito para evitar atrasos. Se optar pelo transporte próprio, o hotel conta com estacionamento e serviço de valet, porém com vagas limitadas, por isso é bom ter à mão outras opções de estacionamentos próximos ao hotel. Recomendamos o uso de transporte por aplicativo ou táxi.

5. Certifique-se de conhecer bem a localização do hotel e planeje sua chegada com antecedência, para que você tenha tempo de realizar o credenciamento antes do início do primeiro painel.

Se tiver alguma dúvida, fale conosco.

Perguntas frequentes

O evento contará créditos no PEC ICSS?

Sim. O evento contabilizará 4 pontos de crédito no PEC ICSS. Contudo, para que esse crédito seja devidamente considerado, você precisa preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assistir a toda a programação.

Haverá certificado de participação ao evento?

Não. A organização do evento irá enviar a lista dos participantes efetivos diretamente para o ICSS.

O evento será presencial ou híbrido?

O evento, que acontece em 15 de junho, no Hotel Estanplaza Funchal, será feito exclusivamente no modelo presencial.

As associadas da APEP terão desconto na inscrição deste Seminário?

A inscrição é gratuita para profissionais de entidades, instituições ou empresas associadas à APEP.

É preciso ser associado para participar do Seminário?

Não. O Seminário será aberto para participação de profissionais que queiram discutir as últimas tendências e desenvolvimento do setor de previdência complementar no Brasil. Para participar, basta efetivar a inscrição.

O que está incluído no valor da inscrição do evento?

Estão incluídos no valor da inscrição, o acesso ao Seminário, valet, material dos patrocinadores, coffee breaks e almoço.

Posso substituir o participante ou cancelar a minha inscrição?

Você pode cancelar ou substituir a sua inscrição até 9 de junho de 2023. Após essa data, a sua inscrição será considerada definitiva, sem a possibilidade de substituições ou devolução do valor pago.

Há estacionamento no local do evento?

Sim, o hotel conta com estacionamento e serviço de valet, porém as vagas são limitadas.

Fiz o pagamento por meio de boleto bancário e não recebi o meu ingresso. Será que houve algum problema?

Fique tranquilo, vai dar tudo certo! O envio automático do convite acontece apenas nos pagamentos com cartão de crédito, que têm compensação em minutos. Nos pagamentos por boleto, é necessário esperar a compensação bancária, que leva de 2 a 3 dias úteis.

Assim que o pagamento for compensado você receberá um e-mail com o seu ingresso.

Palestrantes

Membros do Governo

Paulo Roberto dos Santos Pinto
Secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social
Ministério da Previdência Social

Casado e pai. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes – Centro, com especialização em Direito da Economia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, MBA em Administração e Finanças pela UNINTER e extensão no ISE Business School em Programa Líderes em Desenvolvimento.
Funcionário do Banco do Brasil desde 1988, tendo ocupado diversos cargos no Rio de Janeiro e em Brasília. Entre 2014 e 2022 atuou na Diretoria de Governo e na Unidade Estratégica de Negócios com Setor Público como responsável pelas áreas de Banco e Comércio Eletrônico, Fundos de Investimentos e RPPS e Operações de Crédito com Setor Público.
No Governo Federal exerceu as funções de Assessor Especial do Ministro do Trabalho e Emprego, Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministro Interino do Trabalho e Emprego, Presidente do Conselho Curador do FGTS, membro do Conselho de Administração da Empresa de Tecnologia das Informações da Previdência Social – DATAPREV, membro dos Conselhos Fiscal e Deliberativo de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

Narlon Gutierre Nogueira
Diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar da Secretaria de Regime Próprio e Complementar
Ministério da Previdência Social

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Desde o ano de 2012 vem ocupando diferentes cargos de direção relacionados à política previdenciária no Governo Federal.
Mestre em Direito Político e Econômico. Master em Direção e Gestão dos Sistemas de Seguridade Social. Especialista em Direito Público. Graduado em Administração e Direito.

Ricardo Pena
Superintendente
Previc

Profissional com mais de 20 anos de experiência em Organizações Privadas e Públicas, no âmbito acadêmico e corporativo, atuando como Diretor Executivo e Institucional, com solido conhecimento em Previdência, Finanças, Riscos, Compliance e Supervisão dos Mercados Financeiros.
Doutor em Demografia pelo CEDEPLAR/FACE/UFMG (2005), bacharel em Ciências Econômicas com extensão universitária pela FACE/UFMG (1995). Possui mestrado profissional, nível MBA, em Atuária e Finanças pela (FIPECAFI/FEA) da USP-Universidade de São Paulo (2000).
Atuou como Assessor Especial na área financeira, mercado de capitais, (re) seguros, previdência social e privada da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda.
Atuou como Economista (CRE/MG nº 4671.1) do DIEESE (1995-2003), em Belo Horizonte-MG.
Foi Conselheiro da ABRAPP/Associação Brasileira de Fundos de Pensão (2014-2016) e Presidente/Membro titular do COREMEC/Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiros, de Capitais e Seguros e Previdência (2006-2010).
É autor do livro “A demografia dos fundos de pensão”, da coleção MPS, 2007. (https://www.gov.br/previdencia/pt-br/images/arquivos/office/3a_081014-111404-315.pdf)
Foi professor de pós-graduação em Previdência Complementar pela UDF, FGV-DF e CESUSC- SC. (de 2010 a 2019) e de graduação em cursos de Economia e Comércio Exterior (de 2000 a 2002).

Danilo Miranda
Procurador-Chefe
Previc

Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto à PREVIC, mestre em Direito Previdenciário pela PUC-SP, especialista em Direito Previdenciário, Gestão Previdenciária e Previdência Complementar pelo UniCEUB e MBA em Finanças pelo IBMEC. Diretor do Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar - IPCOM. Diretor do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem - CONIMA. Autor do livro Previdência Privada: Limites e Diretrizes para a Intervenção do Estado.

Profissionais do Mercado

Ana Paula Raeffray
Apoiador
Ana Paula Raeffray
Vice-Presidente
IPCOM

Doutora em Direito. Professora. Sócia do escritório Raeffray Brugioni Advogados. Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora dos cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Diretora vice-presidente do IPCOM- Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar. Membro Titular da CRPC – Câmara de Recursos da Previdência Complementar. Diretora Científica e membro da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social. Vice -Presidente da Comissão Especial de Previdência Complementar da OAB/SP. Membro designado pela Secção de São Paulo para representar o Estado de São Paulo na Comissão de Previdência Complementar da OAB Nacional. Membro da CMCA – Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da PREVIC. Profissional certificada pelo ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social. Membro do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Profissional certificada em segurança da informação e proteção de dados. Especialista em direito digital e privacidade. Membro do IAPP - International Association of Privacy Professionals. Árbitra e sócia da CAMES - Câmera de Mediação e Arbitragem. Autora de diversos livros e artigos.

Antônio Fernando Gazzoni
Conselho da APEP
Antônio Fernando Gazzoni
Diretor Superintendente
MercerPrev

Atuário e Administrador de Empresas, com especialização em Pension Funds and Money Management e Investimentos Alternativos pela The Wharton School, USA, e em Corporate Governance for Institucional Investors, pela Graduate School of Business da University of Chicago, USA. Diretor Superintendente do MercerPrev, Fundo de Pensão Multipatrocinado. Foi Diretor Institucional da Mercer Brasil, durante os anos de 2017 a 2020, Diretor Geral da Mercer Gama entre os anos de 2015 a 2017. Antes disso, de 1998 a 2015, Presidiu a GAMA Consultores Associados, da qual foi o sócio fundador. Trabalhou na Secretaria de Previdência Complementar (SPC, atual Previc) como responsável pelas áreas Atuarial, de Sistemas de Informação e Econômico-Financeira. Professor de cursos de pós-graduação na área de Previdência Complementar da FGV/BSB, ICAT/UNIDF, UDESC/SC, FIA/USP, IBMEC, PUC/PR e da UNIABRAPP (formação de Conselheiros). É Perito Judicial, membro do Instituto Brasileiro de Atuária e do Conselho Federal de Administração, árbitro da CMCA (Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem)/PREVIC e Conselheiro Deliberativo da APEP – Associação dos Fundos de Pensão de Empresas Privadas. Profissional certificado pelo ICSS. Foi membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, representante das patrocinadoras e instituidoras, de 2018 a 2022.Escolhido como o melhor Consultor Atuarial nos anos de 2007, 2008, 2016 e 2017 pela revista “Investidor Institucional”. Prêmio Colaborador Técnico Atuarial da ANCEP, durante a 7ª Edição do CONANCEP, homenageado com a COMENDA JOSÉ DIAS PEREIRA, conferida pela ANCEP e condecorado com o Prêmio Nacional de Seguridade Social/ABRAPP, 19ª Edição - 2014.

Antonio Jose D’Aguiar
Diretoria da APEP
Antonio Jose D’Aguiar
Diretor AETQ de Investimentos
BASF Sociedade de Previdência Complementar

Ingressou no BASF S/A em 1997, iniciando sua carreira na área de Tesouraria onde em 2008 foi Tesoureiro para a BASF na América do Sul, em 2013 foi convidado para atuar como gerente de Investimentos no fundo de Previdência, em 2018 assumiu como head da Previdência Complementar da BASF. É graduado em Administração de empresas e pós graduado em Mercados Financeiros pela Universidade Mackenzie.

Arthur Pires
Diretoria da APEP
Arthur Pires
Diretor Superintendente
PRhosper Previdência Rhodia

Atua no mercado financeiro e de benefícios há mais de 20 anos, especialmente no segmento de Previdência Complementar. Executou atividades em seguradoras, consultorias atuariais de benefícios e firma de auditoria independente. Desde 2007 atuou no corpo técnico de Fundos de Pensão patrocinados por empresas nacionais e multinacionais do segmento privado. A partir de 2016 passou atuar como Diretor Executivo de EFPCs, incluindo sua atual função como Diretor Superintendente na PRhosper Previdência Rhodia.
Formado em Ciências Atuariais pela PUC SP e pós graduado (MBA) pelo Insper, é certificado como dirigente de fundos de pensão pelo Instituto de Certificação da Seguridade Social – ICSS e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA.
Atualmente, é membro da Diretoria da APEP – Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado (mandato 2023-2025).

Bruno Salles
Patrocinador
Bruno Salles
Head de Produtos
Sinqia

É formado em análise de sistemas, possui MBA em Gestão de Projetos na PUC e Gestão de Negócios no IBMEC. Com vasta experiência no setor de tecnologia e transformação digital, o executivo acumula mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, como Banco Itaú, Stefanini, Contax e Accenture.

Carlos Massaru Takahashi
Associada da APEP
Carlos Massaru Takahashi
Chairman
BlackRock Brasil

Responsável pelo relacionamento institucional com o ecossistema local e estratégias de longo prazo com foco em questões regulatórias. É, também, Membro do Comitê Executivo Regional da América Latina na BlackRock.
Possui mais de 40 anos de experiencia no mercado financeiro brasileiro e foi CEO e Consultor da BlackRock antes de assumir a atual posição. Ocupou posições executivas em diversas áreas do Banco do Brasil, onde atuou durante mais de 35 anos, foi CEO da BB Asset DTVM – Gestora de Investimentos do BB por mais de 6 anos, bem como executivo senior em áreas como Private Banking, Corporate Banking, Varejo e Alta Renda.
Adicionalmente, ocupa a posição de Vice-Presidente da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.
Adicionalmente, foi Presidente da BRAIN – Brasil Investimentos e Negócios e da RTM – Rede de Telecomuniçãa com o Mercado, e Membro do Conselho de Administração de diversas empresas como TAESA, Neoenergia, Banco Votorantim e Hapvida.
Graduado em Administração de empresas pela Universidade Sao Marcos e MBAs pela Universidade de São Paulo e PUC Rio de Janeiro.

Claudia Meirelles
Head de Recursos Humanos
Itaúsa S.A.

Sou uma profissional de Recursos Humanos com sólida experiência em segmentos tais como Bens de Consumo, Varejo, Farmacêutico, Serviços profissionais e Investimentos Institucionais, liderando as áreas de Desenvolvimento e Cultura Organizacional, Experiência do colaborador, Gestão de talentos, Desenvolvimento de lideranças, Operação de RH, Comunicação Interna e Engajamento e Programas institucionais como Diversidade & Inclusão, Trainees, Canal de Denúncias, Impacto Social, Governança entre outras. Forte pensamento estratégico, habilidade interpessoal e vivência em empresas com diferentes culturas e times e profissionais diversos, possibilitaram a construção de parcerias com times locais e globais que contribuíram com os processos de transformação organizacional que facilitei. Gosto de liderar pelo exemplo e trazer soluções que incrementem ao ambiente de trabalho inovação, produtividade e engajamento. Sou conselheira, mentora e voluntária e me realizo através do aprendizado e desenvolvimento das pessoas. Eu sou psicóloga com diversas especializações em Psicodrama, Liderança, Coaching, Mentoria, entre outras e residi em Boston por dois anos, aonde tive a oportunidade de me graduar com o Certificado de Estudos Especiais em Gestão pela Universidade de Harvard e participar de diversos programas no MIT - Massachussetts Institute of Technology.

Débora Rosental
Líder de Recursos Humanos
Colgate-Palmolive Industrial

Graduada em Economia, sua trajetória profissional acumula mais de 17 anos de experiência em Recursos Humanos e seus Subsistemas. Apaixonada por tendências, inovação e relações humanas. Mentora do grupo Alumna, especialista em Desenvolvimento de Líderes e avaliação de Perfil Psicológico.

Eduardo Marchiori
Presidente
Mercer Brasil

Durante minha carreira, gerenciei negócios de vários portfólios com diferentes estratégias (crescimento, otimização, inorgânica) em organizações multinacionais e locais em vários setores: saúde, seguros, recursos humanos, serviços profissionais e financeiros, interagindo com as principais partes interessadas (reguladores, funcionários, clientes, conselhos, imprensa e comunidades)
Sou CEO da Mercer no Brasil desde 2017, liderando os negócios de Capital Humano, Previdência, Investimentos e Saúde. Antes disso, fui responsável pela Mercer Marsh Benefits JV P&L e Marsh Consumer no Brasil de 2012 a 2017. Minhas posições anteriores incluem cargos de liderança no Itaú Unibanco, Garantec e AIG em Operações, Vendas Corporativas (B2B), Afinidade (B2B2C), Gestão de Canais, Investimentos, Saúde Digital e Imóveis (incluindo um cargo de diretoria)
Além da minha função na Mercer, sou membro do Comitê de Responsabilidade Social da MMC Brasil e do Programa de Mentoria para Mulheres. Fora do MMC, sou Membro da Endeavor Digital Health & Insurance Mentorship, BR Angels Start-up Investors e Certified Board Member do IBGC Instituto Brasileiro de Governanca Corporativa (Conselheiro de Administração).
Minha formação acadêmica inclui MBA na Columbia Business School (Dean's List e Beta Gamma Sigma), MBA Executivo no Insper, Brasil (top 5), Diploma de Marketing na UC Berkeley, CA (Honors) e BBA na FAAP, Brasil (Distinction). Adicionalmente, Programa de Certificação de Conselheiros do IBGC, Brasil
Sou inspirado e apaixonado por pessoas, colaboração, aprendizagem ao longo da vida e deixar um legado. Sou um orgulhoso pai de três filhos (duas meninas e um menino). Adoro viajar com eles, ir à praia, jogar e assistir esportes.

Fábio Junqueira de Carvalho
Associada da APEP
Fábio Junqueira de Carvalho
Sócio Fundador
JCM

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-graduação em Direito de Empresas pela PUC/MG, Mestrado em Direito Tributário pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutorado em direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-doutorado em "Novas Tecnologias e Direito" pelo Mediterranea International Centre for Human Rights Research (MICHR) - Università Mediterranea di Reggio Calabria.
Professor do Curso de “MBA Previdência” do IDEIAS – UERJ, Direito Tributário do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, Direito Tributário da PUC / IEC e do Curso de Especialização em Direito Tributário do CAD. Co-Autor, juntamente com Maria Inês Murgel, de diversos artigos em revistas e livros especializados, bem como do livro “IRPJ Teoria e Prática Jurídica”, pela Editora Dialética, o qual se encontra na 2ª edição. Apresentação em Seminários, Cursos e Apresentação de Trabalhos para as seguintes instituições: Universidade Federal do Paraná; Sinduscon; SETSUL – Sindicato da Empresas de Transporte de Carga do Sul de Minas; FIEMG, FIRJAN Noroeste; SEBRAE – RJ, Centro de Comércio de Café de Minas Gerais, SESCOOP – Serviço Social das Cooperativas, OCEMG, OCERGS, ANCEP; ANAPAR, ABRAPP e Instituto Idea.

Conselho da APEP
Felinto Sernache
Retirement International Leader
WTW

Com mais de 35 anos de experiência em consultoria atuarial e estratégica para benefícios, atualmente Felinto lidera a linha de negócios de Retirement para a geografia Internacional – Ásia e Australásia, CEEMEA e América Latina. Além disso, atua como consultor em projetos especiais de alta complexidade em empresas nacionais e multinacionais de grande porte.
Felinto juntou-se à WTW em 1991 como consultor em projetos da área de aposentadoria. Ao longo de sua trajetória na empresa, exerceu diversas posições de liderança no Brasil. De 2011 a 2015 acumulou as funções de líder do segmento de Benefícios e Diretor Geral das operações no país, com uma gestão fortemente focada nos resultados do negócio no Brasil, no engajamento e produtividade dos associados e no relacionamento com clientes. De 2016 a 2021, liderou a área de Retirement para a América Latina.
Felinto possui grande experiência em processos de fusões e aquisições, especialmente em projetos de integração e harmonização de políticas de RH e benefícios.
Profissional renomado no mercado da Previdência Complementar no Brasil, Felinto é conferencista em eventos de destaque no setor. Por dois anos consecutivos (2014 e 2015) foi eleito o Consultor Atuarial do Ano pela Revista Investidor Institucional. Na WTW, também é membro do Comitê de Diversidade de Inclusão da América Latina.

Fernando Antônio Pimentel de Melo
Diretoria da APEP
Fernando Antônio Pimentel de Melo
Diretor-Presidente
Fundação Atlântico de Seguridade Social

Advogado, com diversos cursos no Brasil e no Exterior, destacando-se na Wharton Schol – Filadélfia. Atua como Dirigente de Fundo de Pensão, desde 1991. Exerceu, na ABRAPP, os cargos de Diretor de Previdência, Diretor Presidente e Presidente do Conselho Deliberativo. Diversos artigos publicados.

José Edson da Cunha Júnior
Associada da APEP
José Edson da Cunha Júnior
Consultor Sócio
JCM

Ex-Secretário de Políticas de Previdência Complementar do Governo Federal, atua em Previdência Complementar, de forma ininterrupta, nos últimos 29 anos, com trabalhos como Diretor no órgão de fiscalização das Entidades de Previdência, como Conselheiro do CNPC, por 3 (três) mandatos e, no órgão recursal, quando ocupou o cargo de Presidente da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC. Em consultorias foi Gerente de Operações e Consultor Sênior da Mercer por 3 anos. Atualmente é Consultor Sócio da JCM Consultores, Sócio Fundador da Way Educação, Membro do Conselho Deliberativo da Previnor, Membro do Comitê de Auditoria da Fundação COPEL, Membro da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Previc e Membro do Conselho Consultivo da APEP.

Marcelo Gusmão Arnosti
Patrocinador
Marcelo Gusmão Arnosti
Gerente Executivo
BB Asset Management

Mestre em Economia pela UFRGS/RS e MBA em Relações Internacionais pela FGV/RJ
Professor de Economia e Economia Política na UCAM/RJ entre 2012 e 2016
Economista-chefe da BB Asset Management durante 2004-2019
Head da Área de Pesquisa da BB Asset Managment entre 2019-2020
Desde 2020 - Estrategista e Head de Gestão de Ações, Multimercados e Offshore na BB Asset Management
Membro do Conselho Consultivo Previ: 2010-2014; 2020 - atual
Certificação profissional CGA pela ANBIMA.

Marcelo Macêdo Bispo
Diretoria da APEP
Marcelo Macêdo Bispo
Diretor Superintendente
Previnor

Mestre em Administração de Empresas e graduado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especializações nas áreas de psicologia social e modernização administrativa. Professor convidado em cursos MBA da FGV, professor universitário, palestrante, autor do livro Cargos, Carreiras e Remuneração pela FGV/ Management.
Mais de 43 anos de atuação em posições de liderança e consultoria interna e externa nas várias áreas de gestão de pessoas, com ênfase em remuneração/benefícios e previdência complementar fechada, desenvolvimento e negociação, sendo 33 anos na Braskem (até 2020) e 7 anos no Serpro, tendo implementado e gerenciado diversos dos subsistemas como benefício, previdência complementar, remuneração, carreiras por competências, treinamento e desenvolvimento.
Sempre envolvido com o tema previdência complementar em toda a trajetória profissional, seja como gestor ou técnico em empresa patrocinadora, seja como participante, seja como Conselheiro Deliberativo e Fiscal ou Diretor de Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Foi representante dos patrocinadores no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) de 2012 a 2016, bem como foi Presidente e atualmente é 1º Vice-presidente da APEP.
Diretor Superintendente da Previnor-Associação de Previdência Privada. Consultor de Empresas nas áreas de Pessoas, Gestão Empresarial e Previdência Complementar, sendo CEO da M BISPO CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA , Sócio Diretor da regional Bahia da WISDOM Consultoria Organizacional.

Diretoria da APEP
Marcia Fernandes
Diretora-Presidente
Fundação Promon de Previdência Social

Certificada pelo ICSS e também DPO – Data Protection Officer. Executiva de referência em Relações Humanas (RH), Comunicação, Administração e Responsabilidade Social. Formada em Psicologia com pós-graduação em Psicologia Organizacional pela PUC-SP, especializações em Administração de RH e Gestão do Conhecimento pela FGV, MBA Executivo pelo INSPER e MBA em Previdência Complementar pelo IBMEC em parceria com a UniAbrapp.
Também atua na coordenação executiva da agenda do Conselho de Administração da PROMON S/A desde 2017. Tem atuado como consultora estratégica para empresas do segmento de engenharia e construção e como coaching e mentora de profissionais dessas empresas. É diretora da APEP – Associação das Patrocinadoras de Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
Experiência profissional de mais de 40 anos, dos quais os últimos 30 anos foram na direção da área de RH, responsável pelo desenvolvimento e implantação de políticas e diretrizes corporativas de todos os subsistemas da área. Além disso também esteve à frente da implantação de políticas e diretrizes das áreas de: Comunicação, Gestão do Conhecimento, Responsabilidade Social, Administração (Facilities), Previdência Privada Complementar e Conselho de Administração.

Recebeu ao longo de sua trajetória, renomados prêmios em reconhecimento ao seu trabalho na área de gestão de RH.

Patricia Ferradans
Associada da APEP
Patricia Ferradans
Diretora Superintendente
Syngenta Previ

Profissional Certificado em INVESTIMENTOS e ADMINISTRAÇÃO pelo ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social MBA em Gestão Atuarial e Financeira pela USP - FEA / FIPECAFI (2003)Membro do Comitê de Investimentos da Prevmon e da Previbayer Membro da Comissão Técnica Sudoeste de Estratégias e Criação de Valor da ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades de Previdência Complementar

Philipe Biolchini
Patrocinador
Philipe Biolchini
CIO
Bradesco Asset Management

Com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, atualmente Philipe é CIO da Bradesco Asset Management.
Antes de se juntar à BRAM, teve passagens por instituições como Banco Pactual, Itaú Asset Management, Louis Dreyfus Commodities, ING Bank, First Value Capital, Vintage Investimentos e Sul América Investimentos.
Philipe é graduado em Economia pela Faculdade Candido Mendes - RJ, tem especialização em instituições renomadas como o New York Institute of Finance, Harvard Business School, Insead e CME e possui a certificação CFA.

Reginaldo José Camilo
Conselho da APEP
Reginaldo José Camilo
Diretor-Presidente
Fundação Itaú Unibanco

Formação: Contador com certificação internacional para IFRS pelo ICAEW (2012); Certificado com ênfase em Administração pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS (desde 2011).
Experiência profissional: Foi Superintendente de Controladoria responsável pela consolidação das demonstrações contábeis da Itausa e do Itaú Unibanco (1979/2019); Foi Diretor de Fundações gestoras de atividades sócio culturais do conglomerado Itaú, Fundação Itaú Social, Fundação Saúde Itaú e Fundação Itaú Clube (até 2022); É Diretor Presidente da Fundação Itau Unibanco Previdencia Complementar (atual)
Institucional: Foi Diretor da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementa – Abrapp (1990/1995 e de 2002 a 2007); Foi Diretor da Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado - APEP (2020/2022); É Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementa – Abrapp; Foi Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar - CRPC (2002/2007); Foi Membro do antigo Conselho de Gestão da Previdência Complementar - CGPC (2002/2010); Foi Membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar - CNPC (2010/2014); É Membro suplente do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC (atual)

Renata Lima
Diretoria da APEP
Renata Vanni de Lima
Diretora Executiva
Fundação Albino Sousa Cruz

Executiva com mais de 20 anos em cargos gerenciais na Souza Cruz Ltda. com grande experiência na área Financeira, Shared Services, Auditoria Interna, Compliance e Gerenciamento de Riscos. Desde 2021, atua como Diretora Executiva e ARPB da Fundação Albino Souza Cruz.

Rodrigo Soggia
Patrocinador
Rodrigo Soggia
Sócio
Itajubá Investimentos

Possui mais de 15 anos de experiência no mercado de seguradoras, family offices e asset management. Rodrigo é sócio na Itajubá Investimentos desde 2014 e responsável pela área de Distribuição. De 2010 a 2012 trabalhou na Austral Seguradora como analista de crédito de empresas e seguro garantia. Antes disso, de 2008 a 2010 trabalhou na Icatu Seguros na área comercial para a unidade de gestão de fortunas. É formado em Administração pela PUC-Rio, possui um Master em Finanças pela COPPEAD – UFRJ e é Agente Autônomo de Investimentos autorizado pela CVM.

Samir Kerbage
Patrocinador
Samir Kerbage
CIO Global
Hashdex

Formado em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e possui uma década de experiência construindo infraestrutura de mercado financeiro. Antes da Hashdex, Samir fez parte da Americas Trading Group (ATG), empresa líder em soluções de negociação eletrônica na América Latina, onde trabalhou na construção da ATS Brasil, uma nova bolsa de ações, e do MTB, maior plataforma de negociação eletrônica do mercado brasileiro. Antes disso, ele fundou uma empresa de High Frequency Trading e foi Oficial Engenheiro Militar no Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro.

Agenda*

Confira a programação que preparamos para esse Seminário.

Horário
Painel
Palestrante
8h30 – 9h
Credenciamento
9h – 9h10
Abertura Institucional
Herbert de Souza Andrade (APEP)
9h10 – 10h30
Visão do Estado e o papel dos patrocinadores privados na previdência complementar. Como a regulação pode incentivar a participação desses atores?
Narlon Gutierre Nogueira (MPS)
Reginaldo José Camilo (APEP)
Ricardo Pena (Previc)
Antônio Fernando Gazzoni (APEP)**
10h30 – 11h
Coffee break
11h – 11h45
Visão do empresário sobre o benefício de previdência complementar
Eduardo Marchiori (Mercer)
Fernando Pimentel (APEP)**
11h45 – 12h30
Retomada do protagonismo dos planos de previdência no rol dos benefícios oferecidos pelos empregadores
Claudia Meirelles (ABRH)
Débora Rosental (Colgate)
Marcelo Macêdo Bispo (APEP)**
12h30 – 13h
Segmentação das EFPCs como oportunidade de fomento do sistema
Márcia Fernandes (APEP)
Arthur Pires (APEP)
José Edson Cunha Júnior (APEP)**
13h – 14h
Almoço

14h – 14h40
Investimentos em Cenários de Incertezas
Philipe Biolchini (BRAM)
Marcelo Arnosti (BB asset)
Antonio José D’Aguiar (APEP)**
14h40 – 15h20
Investimentos Alternativos
Rodrigo Soggia (Itajubá)
Samir Kerbage (Hashdex)
Carlos Takahashi (APEP)**
15h20 – 15h50
Coffee break
15h50 – 16h45
Ferramentas para manutenção sustentável do beneficio de previdência complementar para o patrocinador e EFPC
Felinto Sernache (APEP)
Patrícia Ferradans (Syngenta)
Bruno Salles (Sinqia)
Renata Vanni de Lima (APEP)**
16h45 – 17h35
Segurança jurídica: Aspectos considerados pelos patrocinadores
Ana Paula Raeffray (IPCOM)
Danilo Miranda (Previc)
Fábio Junqueira (APEP)**
17h35 – 18h
Estado como indutor do crescimento da previdência complementar
Paulo Roberto dos Santos (MPS)
18h – 18h05
Encerramento
Herbert de Souza Andrade (APEP)

* Agenda sujeita a alterações
** Moderador do painel

Patrocínio e Apoio Institucional

Agradecemos o patrocínio e apoio dos seguintes parceiros institucionais, cujo compromisso e contribuição foram essenciais para a realização deste Seminário.

Patrocinadores

Apoiadores

Logotipo da ABRH-SP
Logotipo da ANCEP
Logotipo do IBA
Logotipo do IPCOM

Inscrição

Valores

Profissionais de entidades, instituições ou empresas associadas da APEP
Grátis
Profissionais do segmento da previdência complementar fechada de entidades, instituições ou empresas não associadas da APEP
R$ 200,00*
Demais profissionais
R$ 3.000,00*

* Será acrescida uma taxa de serviço de 10% ao valor da inscrição.

Termos e condições do seminário
Trocas e cancelamentos

A data-limite para realizar trocas ou cancelamento de inscrições é até o dia 9/6/2023. Após essa data, todas as inscrições serão consideradas como definitivas, sem a possibilidade de devolução dos valores pagos.

Créditos do ICSS

O seminário conta 4 pontos de crédito no PEC ICSS. Para que os créditos sejam devidamente contabilizados, o participante precisa preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assistir a todos os painéis do seminário.

Dados pessoais

Os dados pessoais informados na ficha de inscrição para eventos poderão ser compartilhados com as associadas da APEP, patrocinadores, parceiros e prestadores de serviços, para promoção de suas atividades em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, nº 13.709/2018.

Uso de imagem

A sua imagem poderá ser usada, de maneira coletiva e meramente ilustrativa, no material de divulgação do evento, incluindo peças digitais, audiovisuais, e físicas, em todos os canais de comunicação da APEP e dos patrocinadores.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Para habilitar o formulário de inscrição, é necessário ler e aceitar os Termos e Condições desta página.
Fazer Inscrição
Se você precisar de ajuda para fazer a sua inscrição, entre em contato com a gente:
secretaria@nova-apep.org
INSCRIÇÕES ENCERRADAS