Ícone "Página inicial"
Página principal
Uma paisagem com o número "2023" sobreposto.

Fim de ano e início de um novo ciclo na APEP

Ícone "Editoria"
Diretoria APEP
Ícone "Autor"
Equipe APEP
Ícone do "Tempo de leitura"
3
min.

Um novo ciclo se iniciará e com ele novas oportunidades e desafios de trabalho surgirão. A APEP está motivada para atuar ao lado de suas associadas como agente transformador do segmento de previdência complementar fechado.

Para encerrar mais um ciclo, trouxemos as expectativas de atuação em 2023 da nossa nova diretoria:

“Teremos desafios importantes pela frente, principalmente para atuarmos com o órgão regulador e fiscalizador para termos um sistema de previdência complementar fechado mais equânime, com obrigações compatíveis ao porte e complexidade de cada Entidade, além do debate para incentivarmos o patrocinador privado a manter e viabilizar novos planos de benefícios no sistema fechado” afirma Herbert de Souza Andrade, Presidente.

“Eu me sinto animada e estimulada em dar andamento, em 2023, ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela APEP, o de uma melhor segmentação entre as entidades ESI e não-ESI. Cada vez mais, vemos que as novas resoluções trazem obrigações e complexidade de gestão, que deixam de considerar a sustentabilidade das Entidades ao terem que assumir custos para manterem seus ambientes aderentes às novas obrigações. Acho importante que o rigor das obrigações exista, mas precisamos considerar que as entidades de menor porte não podem ou não precisam de exercitá-las com as mesmas frequências de entidades de maior porte. Aliás, os resultados da pesquisa aplicada ratificam o pleito das entidades neste sentido. Além disso, a pesquisa também aponta outras “dores” das entidades, que poderão ser trabalhadas pela APEP em formato de squad de trabalho, apoiando assim as suas associadas.” Marcia Fernandes Kopelman, Diretora.

“Para 2023, estamos prevendo um cenário muito desafiador. Vemos o mercado exterior ainda com os desafios dos conflitos de guerra entre Rússia e Ucrânia; inflação global alta e, consequentemente, aumento dos juros nos países; e no Brasil, o desafio com o novo governo tendo mudanças significativas na política econômica. O squad de Investimentos acompanhará de perto esse cenário por meio de novas palestras com parceiros de mercados, para levar às associadas da APEP, sejam patrocinadoras ou fundos de pensões, informações que auxiliem na tomada de decisão para a gestão do portfólio. Outra vertente do squad será a disseminação de novas ideias, que agreguem valor ao nosso sistema de previdência, e o acompanhamento e o encaminhamento de opiniões sobre todas as leis/resoluções que foram e serão publicadas pelo órgão regulador.” Antonio Jose D’Aguiar, Diretor.

“Os desafios vencidos pela APEP ao longo de sua história, graças ao legado deixado pelos Dirigentes de gestões anteriores, se vê fortalecido e com muita disposição da sua governança atual para a fim de lograr êxito em relação às oportunidades para temas muito caros e sensíveis para as suas Associadas. Mais robusta e modernizada, a APEP prepara-se em 2023 para alçar novos voos, a fim de agregar valor ao sistema previdenciário no país e cumprir com suas finalidades associativas.” Marcelo Macêdo Bispo, 1º Vice-Presidente.

“Estou bastante animado com este novo desafio na minha vida profissional. Juntar-me a este time da APEP é um privilégio e espero poder contribuir, para que juntos, cultivemos este segmento com a sobrevida no médio e longo prazo perante os seus patrocinadores.” Carlos Henrique Chavão, Diretor.

“Cheguei ao encantador mundo da previdência privada em 2021 e gostaria de ressaltar que fui muito bem acolhida pela APEP e todos os seus membros. Agradeço os enormes aprendizados como Diretora da APEP desde 2021 e espero poder contribuir ainda mais em 2023. Como segmento, temos muitos desafios pela frente, e espero que a APEP continue se mostrando extremamente competente no seu objetivo de representar as entidades de previdência complementar do setor privado.” Renata Lima, Diretora.

"Espero uma APEP forte e promissora para atender com eficácia seus objetivos estatutários e que possa contribuir com excelência técnica para o crescimento da previdência fechada no nosso país. Promovendo o crescimento econômico e a inclusão social por meio da previdência complementar. Trata-se de um meio legítimo e eficiente de poupança interna de longo prazo, essencial ao desenvolvimento do Brasil." Fernando Antônio Pimentel de Melo, Diretor.

Fechamos mais um ciclo e iniciaremos outro muito motivados. Esperamos que em 2023, a nossa parceria continue transparente, forte e duradoura.

Assista à mensagem de fim de ano que preparamos para você:

Ícone "Todas as edições"
Todas as edições
Ícone "Página inicial"
Página principal